segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A ANTIGUIDADE ORIENTAL


Desenvolveram-se em um contexto geográfico definido como o ''Crescente Fértil''. Politicamente e economicamente esta região ficou caracterizada pela ocorrência de dois modelos que guardam entre si evidentes ligações:
> IMPÉRIOS TEOCRÁTICOS DE REGADIO: Império quer dizer a existência das estruturas de um Estado organizado, legitimiado em suas estruturas de poder. Teocrático (teo= Deus ; Cratico= governo) porque existia uma ligação profunda entre o poder politico e a religião.
>MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO: Modo de produção vem a ser a forma como uma sociedade se organiza economicamente, denotando, de forma geral a existência de uma divisão social marcada por diferenças.
MODO DE PRODUÇÃO PERIODO HISTÓRICO LUTA DE CLASES
>Asiático Antig. Oriental = Egito e mesop. elites x servidao coletiva
>Escravista Antig. Ocidental= Grecia e Roma senhores f. x escravos
>Feudal Id.Media cristã ocidental senhores f. x servos
>Capitalista Id. Contemporânea burguesia x proletariado
Obs.: Escravos e servos são diferentes, Os servos são trabalhadores rurais que estão vinculados à terra, formando a classe social mais baixa da sociedade feudal. À diferença dos escravos, os servos não eram propriedade de ninguém e não podiam ser vendidos, pois não eram como escravos, que eram propriedade dos donos. A servidão implica o trabalho forçado dos servos nos campos dos senhores de terras, em troca de proteção e do direito arrendar terras para subsistência. Ademais do trabalho na terra, os servos executavam diversos trabalhos relacionados com agricultura, como silvicultura, transporte (por terra e por rio), artesanato e mesmo manufatura.
Sendo uma visão marxista de História ( materialismo histórico), o próprio Karl Marx apontava que existiria uma solução para o problema da exploração do homem pelo homem. O modo de produção socialista que, pelo fim da propriedade privada, levaria à ocorrência de uma sociedade igualitária / sem classes: O comunismo.
O modo de produção asiático conceito: O estado era o proprietário das terras e agia como elemento coordenador da construção das grandes obras Hisdráulicas ( diques, canais, barragens etc) que tinham por função a expansão das áreas agricultáveis na medida em que transformaram terras desérticas em terras férteis. A mão-de-obra utilizava a massa camponesa submetida a um regime de servidão coletica. Todos trabalhando pelo Estado ( elites controlavam), nas suas terras, com o objetivo de produzir excedentes agrícolas.
A antiguidade Oriental:
-A Civilizações do Egito e da Mesopotâmia: as relações entre o meio físico/geográfico e o processo de evolução história.
CIVILIZAÇÕES POTÂMICAS: desenvolveram-se às margens dos grandes rios.
CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS: obras geridas pelo Estado, seja para excedentes agrícolas ou contensão das enchentes ( muito mais necessário na região da Mesopotâmia).
EGITO
A civilização egípcia desenvolveram-se no nordeste da África, em uma zona desértica cortada e fertilizada pelo rio Nilo. Era uma região de difícil acesso às correntes migratórias, o que determinou que o povo Egípcio, essa civilização ficasse isolada do contato com outros povos durante grande parte da sua História.
História do Egito
2 grandes fases, a pré- dinástico que é dividida em pré-historia, nomos e reinos do alto e baixo egito; e periodo dinastico, que divide-se em antigo imperio, medio imperio e novo imperio. Permaneceram isolados até o antigo imperio. Com esse isolamento, ocorre a formação de uma cultura única, de caráter singular.
MESOPOTÂMIA
Civilização que se desenvolveu no Oriente próximo, em uma zona desértica cortada pelos rios tigre e eufrátes. Era uma zona de fácil acesso às correntes migratórias que transitavam a Ásia e a Europa, o que foi determinante:
>Politicamente: Houve violentas disputas pelo controle das zonas férteis e em última instância, ocorreu uma sucessão (sumérios, acádios, anoritas, assirios e caldeus) de dominações ou imperialismo.
>Culturamente: Houve uma fusão ou mistura, derivada da herança cultural dos vários povos que por ali habitavam ou transitaram. Em suma, a cultura da Mesopotâmia era plural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário