domingo, 23 de maio de 2010

CAPITALISMO COMERCIAL

O conceito de capitalismo refere-se basicamente na acumulação de capital, tendo como meta o somente o lucro. Pode ser dividido em três tipos de épocas diferentes: comercial, industrial e financeiro.
O capitalismo comercial ou mercantilismo tem origem no início da idade moderna, quando se dava o fim do feudalismo e o início da expansão comercial. Que foram o êxodo da população para os centros urbanos, o chamado ''renascimento urbano'', vários motivos determinaram esse êxodo, como : cruzadas, revolução agrícola, entre outros. A revolução agrícola, trouxe uma relativa modernização na produção, e novas técnicas, aumentando os alimentos (excedentes agrícolas) e ocasionando no crescimento desordenado da população européia. Com isso, houve o aumento das áreas agrícolas, um exemplo disso são os pousios (descanso ou repouso dado às terras cultiváveis, variando esse descanso de um a três anos, interrompendo-se as culturas para tornar o solo mais fértil), e assim não tendo mais terras férteis, ocasionando na fome, já que não conseguia acompanhar o crescimento populacional, chegando ao ponto de fome. As terras foram valorizadas e muitos tentaram garantir através da ampliação de suas posses por cercas), e a modernização da agricultura, muitos trabalhadores (excedentes de mão-de-obra) foram trocados por novas invenções da época, sendo ''liberados'' para outro setor, como o comercial. Muitos camponeses diante dessas circunstâncias, se viam obrigados a procurar outro sustento, indo muitos para os burgos (designa geralmente uma cidade comercial, que se desenvolvia fora das muralhas do núcleo urbano primitivo, senhorial; O burgo surgiu em volta do castelo do senhor feudal, o castelo era protegido por uma grande muralha e soldados, para se aproveitar disso moradias foram ocupando o espaço entre o castelo senhorial e a muralha). As cruzadas também foram muitos importantes, pois ao fim das batalhas, voltavam com as especiarias ou produtos de luxos, que atraíam a população européia, como tapetes, temperos, etc. A riqueza deixou de ser principalmente vinculada a terra para a economia de mercado com base no trabalho artesanal passar a ser prioridade. Muitos europeus deixaram os feudos para morarem nos burgos, onde esperaram encontrar melhores condições de vida. A população formada principalmente por burgueses, artesãos e operários. Com o tempo os centros urbanos tornaram-se mais importantes que os rurais, já que os negócios ali aumentavam, os artesãos abriam suas oficinas, comerciantes passaram a organizar feiras nas quais vendiam seu produto. A burguesia ganhava prestígio e aproximava-se dos reis, emprestando-lhes dinheiro em troca de medidas políticas favoráveis ao comércio. Ao mesmo tempo, os senhores feudais viam-se envolvidos em dívidas, muidas delas decorrentes das altas despesas com as cruzadas. Com o modelo absolutista, tem-se o fim dos pedágios (cada feudo tinha sua moeda e exigia impostos pela passagem pelo mesmo) , com a unificação monetária e criação de estradas. O colonialismo, que foi baseado no mercantilismo, que visava acúmulo de metais, balança comercial favorável e consequentemente protecionismo, gerava grandes lucros.

Um comentário:

  1. eu sou serenity autumn, atualmente morando em texas city, eua. Sou viúva no momento, tenho quatro filhos e estava em uma situação financeira presa em maio de 2019 e precisava refinanciar e pagar minhas contas. Tentei buscar empréstimos em várias firmas de empréstimos, tanto privadas quanto corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos recusou meu crédito. mas, como Deus queria, fui apresentada a uma mulher de Deus, um credor privado que me deu um empréstimo de US $ 850.000,00 e hoje sou dono de uma empresa e meus filhos estão bem no momento, se você precisar entrar em contato com qualquer empresa com referência para obter um empréstimo sem garantia, sem verificação de crédito, sem co-signatário com apenas 2 taxas de juros e melhores planos e cronograma de reembolso, entre em contato com o Sr. Pedro no e-mail pedroloanss@gmail.com ele não sabe que estou fazendo isso, mas eu Estou muito feliz agora e decidi deixar as pessoas saberem mais sobre ele e também quero que Deus o abençoe mais.

    ResponderExcluir