sábado, 20 de março de 2010

Período Pré-Homérico (Séc. XX a XII a.C.)




Iniciou-se nas migrações de povos indo-europeus (aqueus, eólios, jônios e dórios) para a Península Balcânica. Os aqueus foram os primeiros povos a chegar nessa região e se integrando as populações nativas. Com o passar do tempo deram origem aos primeiros centros urbanos como Micenas. Depois outros povos chegaram as terras gregas, os eólios e jônios, que se estabeleceram pacificamente. Nesse período houve intensos contatos entre Micênas e Creta. Os cretenses estabeleceram uma atividade comercial marítima ao longo do mar Egeu. Com os passar do tempo os aqueus fortaleceram sua economia e ficou rival a Creta. A vitória dos Aqueus resultou na hegemonia sobre o mar mediterrâneo e acesso às terras do Mar Negro (guerra de tróia). Formando a Civilização Miceniana ou Creto-Micênica, que tinha as seguintes características:
-> Teve por ''capital'' a cidade de Micenas;

->Resultado da fusao da cultura cretense com a cultura aquéia;
Foi nessa época que se formou a cidade de Esparta.
Mas com a invasão dos Dórios, povos de tradição militar, a Grécia teve vários de seus centros urbanos destruídos, vários de seus costumes e saberes foram perdidos nessa violenta invasão. Grupos humanos fugiram dessa situação de violença, dando nome ao chamado Primeira Diáspora Grega. O fim de várias cidades e da ampla atividade comercial marítima resultou numa nova configuração do mundo grego. Pequenos grupos familiares passaram a viver da agricultura de subsistência e o sofisticado artesanato perdeu espaço para a concepção de peças mais simples e funcionais. As estruturas políticas centralizadas deram lugar ao poder exercido localmente pelos chefes familiares, e os ritos funerários se simplificaram. Assim, chegamos ao fim da chamada Grécia Pré-Homérica.


CRETA;
Localizada na ilha de Creta, foi uma civilização essencialmente urbana, que tinha a capital Cnossos. A sua economia possuia por base o comércio marítimo e seu sistema político era TALASSOCRÁTICO ( poder na mão de comerciantes). Seus reis/governantes eram denominados como ''Minos''. Sua religião era de caráter Animista (culto às forças da natureza), com destaque para a principal divindade, a ''Grande Mãe'', que era o símbolo da fertilidade.Esta deusa era reconhecida como representante da fertilidade e protetora das terras, portanto existindo um respeito a figura feminina na civilização cretense. Em Creta, não havia nenhum tipo de construção ou templo dedicado às atividades religiosas. A maioria das manifestações era realizada ao ar livre com a organização de danças e torneios, que está ligado a Tauromaquia ou Minotauro, que era a interação de acrobatas com touros, nos Festivais Religiosos. O fim dessa Civilização Cretense ocorreu por meio da invasão dos Aqueus.

Um comentário: